O cineasta escreve para "l´Association des amis de Sacha Guitry", outro grande roteirista francês.
Cartão de François Truffaut para "l´Association des amis de Sacha Guitry". Caneta preta. 14 cm x 10.5 cm. Sem data.
De FRANÇOIS TRUFFAUT contribuição para os amigos de Sacha Guitry e felicidades
François Truffaut (1932 - 1984) foi um cineasta francês, um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. Foi também, roteirista, produtor e ator. Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro com "A Noite Americana" e o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes com "os 400 golpes".
Truffaut afirmava que o filme é uma produção individual, como uma canção ou um livro. Essa teoria deu início a "Nouvelle vague", produções intimistas e a baixo custo. Junto com Jean-Luc Godard, François Truffaut inspirou cineastas como Steven Spielberg, Quentin Tarantino ou Martin Scorsese.
Sacha Guitry é um outro grande diretor e roteirista francês, ainda muito admirado pelas elites intelectuais. Escreveu 124 peças de teatro e dirigiu 36 filmes, muitos sendo grandes clássicos do cinema francês.
Por que esse documento é raro ?
"L´association des amis de Sacha Guitry" era um grupo de intelectuais franceses influentes, como François Truffaut ou Michel Tournier, que se juntaram para preservar a memoria de Sacha Guitry e da sua extraordinária coleção de... cartas e autógrafos. Esse bilhete manuscrito, em perfeitoe estado, acompanhou a contribuição anual de Truffaut para a associação.
Esse documento foi doado pela coleção Glórias para a Cinémathèque Française, em Paris, em outubro de 2014.