Perguntas frequentes

1. Como é avaliada a autenticidade de cada documento ?

A autenticidade dos documentos é essencial pelo prazer e pelo investimento do colecionador. No caso da coleção Glórias, são avaliados alguns critérios precisos, com muita atenção, para validar a autenticidade de cada item apresentado.

Uma proveniência segura

Todas as pessoas das quais adquiro as peças são amadores ou profissionais conhecidos e reconhecidos há muito tempo no mercado, com reputação impecável.

Herdeiros, amigos ou colegas de personalidades importantes, eventualmente, oferecem documentos interessantes. Antes de adquirir um item, recolho do vendedor o máximo de informações sobre a origem do documento e, em alguns casos, peço copia da identidade e uma declaração de propriedade. 

Em alguns casos, documentos desta coleção foram solicitados diretamente ao próprio autor, a melhor garantia de autenticidade. 

Informações precisas e coerentes

De fato, a probabilidade de autenticidade aumenta com a quantidade, a precisão e a coerência das informações coletadas sobre o autor ou o destinatário, os materiais utilizados (papel, tinta, etc.), a coerência entre a data e o tema tratado, a caligrafia e a assinatura, o estilo retórico, etc. São vários elementos técnicos que permitem ao especialista avaliar e confirmar, ou não, a autenticidade de um documento.

De forma geral, um documento complexo – por exemplo, uma carta de várias páginas, com uma caligrafia antiga e alguns desenhos – é mais difícil de copiar do que uma simples assinatura.

Comparações com outros documentos já autenticados

Existem também bases de dados profissionais, livros e outros profissionais ou amadores, que podem auxiliar nas avaliações usando registros de confiança.

2. Quais são as garantias oferecidas ?

A autenticidade

Todos os documentos da coleção Glórias são certificados 100% autênticos : é minha maior preocupação e o motivo de analises precisas. Um certificado assinado, com as características completas do documento, engajando minha responsabilidade, é entregue para cada comprador.

Caso surgir alguma dúvida argumentada questionando a autenticidade de um documento, me comprometo a reembolsar o comprador antes mesmo de confirmar o eventual problema. Vale ressaltar que a coleção foi criada em 2010 e 100% dos clientes se declaram satisfeitos. 

A conservação

É responsabilidade do proprietário a manutenção dos documentos em um local protegido, com condições de luz, umidade e temperatura adequadas. Os documentos devem também ser protegidos dos riscos de furto, incêndio ou estragos devido à água. Consulte o guia completo sobre esse assunto, para entender como conservar perfeitamente seu patrimônio.

3. Posso encomendar um documento que não faz parte do acervo ?

Você admira o pintor Vincent Van Gogh, a floresta Amazônica ou cientistas americanos ? Caso você esteja procurando um documento raro sobre uma personalidade ou uma temática especifica, que não faça ainda parte de meu catálogo, posso achar este documento para você. Colaboro com dezenas de colecionadores amadores e profissionais ao redor do mundo. Por favor, entre em contato.

4. É possível ver e manipular os documentos ?

Por motivos de segurança, não indico endereço e, infelizmente, você ainda não pode ver os documentos com seus próprios olhos : futuramente eu gostaria de organizar exposições temáticas e depois de abrir uma galeria, ou um museu. Porém, sob demanda, mando gratuitamente imagens em alta definição, assim como todas as informações disponíveis sobre o documento, para ajudar você na sua pesquisa.

5. O que define o valor de um documento autógrafo ?

A procura do mercado por uma personagem ou uma temática, o número de peças disponíveis para compra no mercado, a qualidade do conteúdo, o estado de conservação e umas outras características são os principais elementos avaliados para definir o valor financeiro de um documento. Para saber mais, clique aqui.

6. Qual é o valor do frete ?

O valor do frete - que inclui a embalagem, o seguro e a taxa cobrada pelas transportadoras - está incluso no preço de cada documento. 

7. Quais são as formas de pagamento ?

Os pagamentos podem ser realizados por transferência bancária para a Caixa Econômica Federal ou pelo PagSeguro usando qualquer um dos cartões indicados. Opções de parcelamento, com juros, são oferecidas pelo PagSeguro.

8. O que vou receber em casa ?

Para maior segurança, utilizo envelopes discretos e rígidos, enviados via correio, registrado. O documento é bem protegido, dentro de uma pasta. A fatura, que apresenta também o certificado de garantia, é enviada separadamente, por email, em formato pdf.

9. Consigo rastrear minha compra ?

Sim. Nas diferentes etapas da sua compra, desde o pagamento até a entrega, você fica informado ; com o código de rastreamento dos Correios, você  pode acompanhar a entrega no site indicado.  

10. Quais são as melhores condições para conservar um documento ?

A temperatura e a umidade do local de guarda, a poluição atmosférica, o manuseio incorreto ou acondicionamento indevido podem danificar sua coleção. Existem medidas simples para proteger seu acervo, confire aqui.

Você tem uma outra pergunta ?