Perguntas frequentes de compradores ou vendedores

1. Como é avaliada a autenticidade de cada documento ?

A autenticidade dos documentos é essencial pelo prazer e pelo investimento do colecionador. No caso da coleção Glórias, são avaliados alguns critérios precisos, com muita atenção, para validar a autenticidade de cada item apresentado.

Uma proveniência segura

Todas as pessoas das quais adquiro as peças são amadores ou profissionais conhecidos e reconhecidos há muito tempo no mercado, com reputação impecável.

Herdeiros, amigos ou colegas de personalidades importantes, eventualmente, oferecem documentos interessantes. Antes de adquirir um item, recolho do vendedor o máximo de informações sobre a origem do documento e, em alguns casos, peço copia da identidade e uma declaração de propriedade. 

Em alguns casos, documentos desta coleção foram solicitados diretamente ao próprio autor, a melhor garantia de autenticidade. 

Negociantes e público em geral devem estar atentos à procedência das peças que pretendem adquirir. Sem cuidados adequados adquirem-se inadvertidamente peças furtadas ou roubadas. Para contribuir no combate a esse mercado ilegal, em caso de dúvidas ou alguma suspeita, consultamos ao Iphan, ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e suas bases de dados disponíveis em seus sites – o Banco de Bens Procurados/BCP e o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos/CBMD.

Esses cuidados podem evitar o envolvimento do comprador ou negociante em crime de receptação do Patrimônio Cultural Brasileiro roubado, furtado ou obtido por tráfico internacional de obras de artes – conduta descrita nos artigos 155 do Código Penal e 180 do Decreto-Lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (trata da receptação de bem furtado), e no Art. 62, da Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (versa sobre destruição e/ou deterioração de bens culturais).

Além disso, todos os negociantes de obras de arte e antiguidades, inclusive leiloeiros, devem ser cadastrados no Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte (CNART). O Cadastro protege o negociante de ser envolvido inadvertidamente em crimes de receptação de bem furtado e de lavagem de dinheiro por meio de obras de arte. A coleção Glórias é corretamente cadastrada no CNART.

Informações precisas e coerentes

De fato, a probabilidade de autenticidade aumenta com a quantidade, a precisão e a coerência das informações coletadas sobre o autor ou o destinatário, os materiais utilizados (papel, tinta, etc.), a coerência entre a data e o tema tratado, a caligrafia e a assinatura, o estilo retórico, etc. São vários elementos técnicos que permitem ao especialista avaliar e confirmar, ou não, a autenticidade de um documento.

De forma geral, um documento complexo – por exemplo, uma carta de várias páginas, com uma caligrafia antiga e alguns desenhos – é mais difícil de copiar do que uma simples assinatura.

Comparações com outros documentos já autenticados

Existem também bases de dados profissionais, livros e outros profissionais ou amadores, que podem auxiliar nas avaliações usando registros de confiança.

2. O que define o valor de um documento autógrafo ?

No mercado de documentos raros, como em outros mercados, é principalmente a relação entre oferta e demanda que define os preços. A celebridade do escritor e/ou do destinatário, o número de peças disponíveis para compra no mercado, o tema e o conteúdo do documento, a procedência, o suporte utilizado, a caligrafia e a assinatura, o estado de conservação do papel e da tinta, o histórico da peça (antigos donos famosos, participação em exposições ou livros, empréstimo a museus), as dimensões, e mesmo o modismo, são alguns critérios também muito importantes que usamos para confirmar a autenticidade e definir o valor – e o potencial de valorização – de um documento.

3. Quais são as garantias oferecidas ?

A autenticidade

Todos os documentos da coleção Glórias são certificados 100% autênticos : é nossa maior preocupação e o motivo de analises precisas. Um certificado assinado, com as características completas do documento, engajando nossa responsabilidade, é entregue para cada comprador.

Revender no site

Porque acreditamos na qualidade do nosso acervo, todo cliente da coleção Glórias pode revender aqui seu documento, adquirido conosco, a qualquer momento, sem custo nem comissão.

A garantia

Caso surgir alguma dúvida argumentada questionando a autenticidade de um documento, nos comprometemos a reembolsar o comprador antes mesmo de confirmar o eventual problema. Vale ressaltar que a coleção foi criada em 2010 e 100% dos clientes se declaram satisfeitos. 

A conservação

É responsabilidade do proprietário a manutenção dos documentos em um local protegido, com condições de luz, umidade e temperatura adequadas. Os documentos devem também ser protegidos dos riscos de furto, incêndio ou estragos devido à água. Consulte o guia completo sobre esse assunto, para entender como conservar perfeitamente seu patrimônio.

4. Posso encomendar um documento que não faz parte do acervo ?

Você admira o pintor Vincent Van Gogh, a floresta Amazônica ou cientistas americanos ? Caso você esteja procurando um documento raro sobre uma personalidade ou uma temática especifica, que não faça ainda parte de nosso catálogo, podemos tentar achar este documento para você. Colaboramos com dezenas de colecionadores amadores e profissionais ao redor do mundo. 

5. É possível ver e manipular os documentos ?

Você ainda não pode ver os documentos com seus próprios olhos : futuramente gostariamos de organizar exposições temáticas e depois de abrir uma galeria, ou um museu. Porém, sob demanda, mandamos gratuitamente imagens em alta definição, assim como todas as informações disponíveis sobre o documento, para ajudar você na sua pesquisa.

6. Qual é o valor do frete ?

Atualmente, o valor do frete é cortesia (R$ 50) : ele inclui a embalagem, o seguro e a taxa cobrada pelas transportadoras.

7. Quais são as formas de pagamento ?

No momento, oferecemos apenas os pagamentos à vista por transferência bancária para o banco Itau e para o Nubank.

8. O que vou receber em casa ?

Para maior segurança, utilizamos envelopes discretos e rígidos, enviados via correio, registrado. O documento é bem protegido, dentro de uma pasta que inclui também o certificado de autenticidade e garantia.

9. Consigo rastrear minha compra ?

Sim. Nas diferentes etapas da sua compra, desde o pagamento até a entrega, você fica informado ; com o código de rastreamento dos Correios, você  pode acompanhar a entrega no site indicado.  

10. Quais são as melhores condições para conservar um documento ?

A temperatura e a umidade do local de guarda, a poluição atmosférica, o manuseio incorreto ou acondicionamento indevido podem danificar sua coleção. Existem medidas simples para proteger seu acervo, confire aqui.

11. Como posso autenticar um documento raro do meu acervo ?

Trabalhamos exclusivamente online e não é possível autenticar definitivamente documentos sem ter eles em mãos. Porém, aceitamos opinar sobre seus documentos, usando imagens em alta definição, mediante um custo fixo por documento : você recebe então um documento digital com nossa avaliação. Para conhecer as condições, entre em contato aqui

12. Possuo alguns documentos que me parecem valiosos, como posso vender ?

Seus documentos, quando relevantes, podem ser comprados pela coleção Glórias, consignados no site ou simplesmente apresentados ao nosso público de pesquisadores, estudantes e curiosos. Respeitamos a vontade de cada cliente e tentamos aconselhar de forma personalizada. Caso houver uma negociação e uma transação, ambos são totalmente transparentes e discretas. Normalmente rápidos, estes processos são mais demorados quando necessita-se um expertise exterior (tradutor, historiador, paleografo, etc) ou quando o documento interessa colecionadores ou instituições internacionais. Para avaliar e vender um ou vários documentos, entre em contato aqui

13. Aceitei vender meu documento para a coleção Glórias, qual é o próximo passo ? 

Negociamos o valor do seu documento, você tomou sua decisão, agora falta mandar seu dados bancários, seu CPF e o documento - bem protegido e de forma segura - para um dos nossos escritórios, na França ou no Brasil, para conferência da nossa equipe. No mesmo dia da entrega, validamos a autenticidade e o estado de conservação do documento, e realizamos o pagamento por transferência bancária para sua conta. Caso o documento não for validado, retornamos o documento sem custo dentro de um prazo de 10 dias úteis.

14. Vocês avaliam e compram selos, moedas, livros ou objetos antigos ?  

Somos especialistas em documentos autógrafos raros, não trabalhamos com selos, moedas, livros ou objetos antigos, exceto quando os livros possuem uma dedicatória valiosa ou quando os objetos pertenceram à uma grande personalidade histórica (memorabilia). 

Para avaliar ou vender selos ou moedas antigas, recomendamos ir no Facebook e digitar as palavras relacionadas no campo de pesquisa : filatelia, filatelistas, selos, numismatica, numismatas, moedas, etc. Dessa forma, você vai descubrir grupos de pessoas interessadas em selos ou moedas antigas que vão poder avaliar - e talvez comprar - sua coleção.

Para livros antigos sem dedicatória, recomendamos procurar os sebos da sua cidade ou das cidades grandes mais próximas da sua casa, ou sebos online, eles são especialistas.

Para objetos antigos, recomendamos procurar antiquários da sua cidade ou da capital mais próxima do seu domicilio, eles são especialistas, ou pesquisar objetos semelhantes na marketplace do Facebook.