Uma fotografia em preto e branco do fotógrafo australiano Peter Lik foi leiloada a um preço recorde em dezembro de 2014.
Verdadeiro recorde ou sucesso de marketing ? O fotógrafo Peter Lik causou alvoroço em 9 de dezembro de 2014, ao anunciar em seu site que vendeu a foto mais cara do mundo, em Las Vegas. Chamado de "Phantom", a obra foi vendida por 6,5 milhões de dólares (5,24 milhões de euros) para um colecionador de arte que permaneceu anônimo.
Este último também adquiriu, no mesmo dia, mais duas obras de Peter Lik : "Illusion", por US $ 2,4 milhões e "Eternal Moods", por 1,1 milhão.
Nascido na Austrália, Peter Lik não é desconhecido. O fotógrafo acumulou prêmios nos últimos 20 anos por suas fotografias artísticas de paisagem e natureza, geralmente impressionante em cores, sendo que suas imagens em preto e branco são extremamente raras, o que pode explicar um preço alto. Para "Phantom", Peter Lik explica que queria destacar os contrastes e relevos do Antelope Canyon no Arizona, revelando assim uma surpreendente silhueta fantasmagórica.
O recorde anterior foi obtido pelo artista alemão Andreas Gursky.
Sua foto "Rhein II" alcançou US $ 4.338.500 (€ 3.14 milhões) em novembro de 2011, em um leilão na Christie's em Nova York.
Cindy Shermana, uma norte-americana, é outra fotógrafa, cujas obras excedem um milhão de dólares.
Sua foto "Untitled # 96" foi vendida em maio de 2011 por US $ 2,88 milhões (2,09 milhões de euros).
Fonte : journaldunet.com
Esse artigo é oferecido pela coleção Glórias, especialista em documentos autógrafos raros. Avaliamos, compramos e vendemos cartas, manuscritos, livros com dedicatórias ou desenhos de grandes personalidades históricas. Clique aqui para saber mais