"Quando nasce uma criança, se a mãe pudesse pedir para uma fada o dom mais útil para seu filho, esse presente teria que ser a curiosidade." | Eleanor Roosevelt, a esposa do 32º presidente americano.
Foi essa frase que me motivou a procurar documentos excepcionais, ou a solicitar dedicatórias personalizadas, para minha filha Sofia. Considero o Glórias, nascido em 2010 como Sofia, uma forma original de estimular, futuramente, a curiosidade dela pelas artes, as ciências ou a história, por exemplo.
Podemos encontrar muitas outras oportunidades de acompanhar os nossos filhos em uma viagem de descoberta ! Um passeio cultural no museu, visitar um monumento ou um parque. No Brasil ou no exterior, são experiências que vão enriquecer a compreensão do seu filho pelo mundo, permitir que ele use o que já aprendeu em sala de aula e gerar questionamentos novos. Mais importante, ao demonstrar sua própria curiosidade em aprender, a dele será ainda maior.
Qual é minha visão?
Reafirmo meu profundo respeito pelas Instituições brasileiras responsáveis pela preservação da memória nacional. Ao mesmo tempo, defendo com igual firmeza o papel essencial do colecionador particular — figura abnegada que, diante da histórica ausência de investimentos públicos consistentes, tem sido responsável por resgatar, preservar e dar continuidade a uma parte significativa do nosso acervo histórico, que de outra forma estaria irremediavelmente perdida.
Qual é o projeto em andamento?
Estamos construindo o History on Papers, o primeiro museu digital de autógrafos históricos do mundo. A cada semana, o projeto apresenta cartas, manuscritos e documentos autênticos cuidadosamente selecionados, analisados e contextualizados, revelando histórias, emoções e detalhes únicos.
Esses materiais raros são reunidos com o apoio de marchands, casas de leilão, colecionadores, museus e publicações do mundo inteiro.
Nossa missão é tornar esses documentos acessíveis e relevantes para todos, por meio de um museu online vivo e em constante expansão, sejam apaixonados por História, colecionadores, professores, instituições ou simples curiosos.
Quem trabalha no desenvolvimento do Glórias?
Mathias Meyer é o fundador da Glórias e uma referência nacional e internacional na curadoria, autenticação e comércio de autógrafos raros. Ele trabalha em parceria com Laurent, outro especialista e fundador do site www.autographes.com, que também é uma referência no mercado francês.
A equipe conta ainda com Delphine e Sofia, responsáveis pela logística: recepção, embalagem e envio dos documentos; Diana, uma especialista portuguesa em conservação de papel; e Claudia, de Belo Horizonte, conhecida por realizar verdadeiros milagres na restauração de documentos.
Além disso, colaboram conosco colecionadores, clientes e historiadores apaixonados por História e documentação histórica, que contribuem com descrições rigorosas e completas de cada peça apresentada.
Glórias faz também parte do ILAB, a principal liga internacional de livreiros e comerciantes de livros raros, autógrafos e documentos antigos, reconhecida por promover padrões éticos e garantir a autenticidade no mercado mundial.
Assine nossa newsletter
Achamos tesouros todo mês. Seja o primeiro a saber.
Obrigado por sua inscrição.
Você vai receber um email de confirmação.
Ao escolher uma seleção, a página inteira é atualizada.