Quem somos

Como nasceu o Glórias?

"Quando nasce uma criança, se a mãe pudesse pedir para uma fada o dom mais útil para seu filho, esse presente teria que ser a curiosidade." disse um dia Eleanor Roosevelt, a esposa do 32º presidente americano.

Foi essa frase que me motivou a procurar documentos excepcionais, ou a solicitar dedicatórias personalizadas, para minha filha Sofia. Considero o Glórias, nascido em 2010 como Sofia, uma forma original de estimular, futuramente, a curiosidade dela pelas artes, as ciências ou a história, por exemplo.

Podemos encontrar muitas outras oportunidades de acompanhar os nossos filhos em uma viagem de descoberta ! Um passeio cultural no museu, visitar um monumento ou um parque. No Brasil ou no exterior, são experiências que vão enriquecer a compreensão do seu filho pelo mundo, permitir que ele use o que já aprendeu em sala de aula e gerar questionamentos novos. Mais importante, ao demonstrar sua própria curiosidade em aprender, a dele será ainda maior.

Quais são meus objetivos?

O primeiro objetivo é resgatar e apresentar gratuitamente, ao público curioso e aos pesquisadores, o maior e melhor acervo possível de documentos raros. Com descrições precisas, qualquer um pode visitar o site e enriquecer seu conhecimento, visualizando os documentos digitalizados como se fosse uma galeria ou um museu. Disponibilizamos também documentos para exposições temporárias, museus, jornalistas, pesquisadores ou estudantes.

O segundo objetivo é oferecer um espaço privilegiado para os detentores de documentos (herdados ou adquiridos de forma lícita), colecionadores ou instituições que querem avaliar, disponibilizar ou adquirir documentos e, assim, contribuir na preservação desse patrimônio cultural. Disponibilizo meus contatos e especialistas para facilitar e assegurar esses processos.

Quais são projetos em andamento?

Quero continuar contribuindo com instituições públicas por meio de compras diretas realizadas por museus, como ocorre na Europa, ou utilizando a Lei Rouanet para criar coleções privadas que serão disponibilizadas ao público por meio de exposições ou publicações, e eventualmente doadas para entidades culturais e educacionais.

Espero, também, utilizar o Glórias, no futuro, como uma ferramenta pedagógica para ensinar História e promover o valor do conhecimento nas escolas.

Quem trabalha no desenvolvimento do Glórias?

  • Eu, Mathias Meyer, tenho 48 anos, sou um empresario francês. Conheço o Brasil há 25 anos. Fundei o Glórias em 2010.

  • Laurent Maria Deschanel, grande amigo e um dos melhores especialistas franceses em documentos autógrafos, com quem enriqueço meu conhecimento desse mercado diariamente.

  • Delphine Reymond, uma profissional extremamente confiável e rigorosa, responsável por cuidar de nossas entregas (compras e vendas).
  • Alguns colecionadores e clientes, ou historiadores, apaixonados por História e documentos históricos, que contribuem com descrições exatas e completas para cada peça apresentada.
  • Minha filha Sofia, minha principal motivação para este projeto, aprende e ajuda também com muito compromisso e maturidade.