Entrevista com um restaurador de documentos

Entrevista com um restaurador de documentos

restaurador de documentos

Heuvath Alquimim está graduando em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais.

Em que consiste o trabalho de restaurador de documentos ?

Além da restauração dos bens culturais móveis e imóveis, o ofício do conservador-restaurador busca a conservação da memória, das tradições e gestos, colaborando para com a permanência desses bens.

Quais são seus clientes ?

Em maioria, instituições governamentais e gestores de coleção particular.

Porque precisamos de restauradores de documentos ?

Os bens culturais, sejam eles documentos gráficos ou sob outros suportes e modalidades, reafirmam em sua existência marcos e importâncias, históricas ou de cunho pessoal, que necessitam de cuidados específicos e intrínsecos a cada um deles. Promovendo – um profissional com formação adequada - um melhor tratamento ás obras.

Podemos sempre restaurar um documento ?

Não, em determinados casos, o processo de restauração pode oferecer riscos a obra, sendo ela – a restauração – um procedimento de último recurso, utiliza-se, então, os métodos de conservação como ferramenta de maior permanência da obra.

Quanto tempo demora o processo de restauração ?

Os processos de restauração dependem do estado de conservação da obra, sendo este tempo, modulado e adequado, de acordo as especificidades e necessidades de cada uma. Portanto, não se pode precisar o tempo exato de demora do processo de restauração.

Quais são as ferramentas e consumíveis que você usa ?

Dentre as diversas ferramentas e equipamentos utilizados em um processo de conservação e restauro de documentos, os consumíveis constituem-se em papéis e adesivos especiais, próprios a procedimentos de conservação-restauro, e equipamentos de segurança pessoal.

Porque a prevenção é importante ?

A prevenção ou conservação das obras é a operação mais importante para uma coleção, retardando uma possível e futura necessidade de intervenção direta e mais invasiva nas obras.

E depois da restauração do documento, o que tem que fazer ?

Após o processo de restauro efetuado em uma obra, deve-se mantê-la sob acondicionamento adequado, em material neutro e estável, a fim de desacelerar sua deterioração natural.

Qual foi o trabalho de restauração mais interessante que você já fez ?

Dentre os trabalhos já realizados, destaco a minha participação como auxiliar de restauro no projeto “Memória do Pão de Santo Antônio”, desenvolvido em Diamantina – MG.

Você já errou e piorou o estado de um documento ?

Os principais processos considerados adequados à conservação e restauro de documentos são retratáveis, portanto, caso haja alguma falha técnica durante o procedimento, esta, poderá ser desfeita e reaplicada da forma correta.

Porque você escolheu esta carreira ?

Optei por me graduar, visto a importância da salva-guarda dos bens culturais, a necessidade de profissionais capacitados para exercer esta atividade, e inclinações pessoais.

Quais são as qualidades necessárias para ser um bom restaurador ?

Além das qualidades básicas necessárias a qualquer profissional, o ofício da conservação e restauro de bens culturais móveis requer destreza mecânica, raciocínio metodológico, clareza em diagnósticos, dentre outras.

O que você estudou para ser restaurador ?

Curso atualmente o 5º período de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Esse artigo é oferecido pela coleção Glórias, especialista em documentos autógrafos raros. Avaliamos, compramos e vendemos cartas, manuscritos, livros com dedicatórias ou desenhos de grandes personalidades históricas. Clique aqui para saber mais 
Voltar para o blog