Papel antigo : algumas reflexões

Papel antigo : algumas reflexões

papel antigo algumas reflexoes

O papel antigo e sua evolução

O papel tem uma história rica que percorreu diversos países e suas culturas, além de ter uma importância essencial e inquestionável no desenvolvimento da sociedade. Para traçar sua evolução, é preciso ter uma abrangente visão sobre os incansáveis esforços e criatividade humana, responsável pela produção de diversos tipos de papéis antigos até a criação do papel que conhecemos hoje.

Graças à maravilhosa criação do papel, muitas recordações e história de outras épocas foram armazenadas para que seja possível ter informações de como eram as sociedades em tempos passados. O papel foi usado para muitas finalidades e não apenas da literatura, mas para os planos de guerra, a criação das cédulas de dinheiro, e, claro, para possibilitar a escrita na forma física durante centenas de anos. Se você estiver imprimindo um arquivo online ou simplesmente escrevendo uma carta de amor, o papel é vital para a organização pessoal, das empresas modernas e da economia, bem como para fins de entretenimento, como revistas e jornais.

As origens na antiguidade : Egito, 3.000 a.C.

Quando pensamos sobre as origens do papel, nossa mente poderia voltar há mais de 5000 anos para o vale do rio Nilo, no Egito, onde foi criado o famoso papiro, uma espécie de antecessor do papel. Foi lá que a planta aquática chamada Cyperous Papyrus floresceu e os egípcios cortavam tiras finas do caule da planta e suavizavam-na nas águas barrentas do rio Nilo. Essas tiras eram então mergulhadas de maneira que formavam uma espécie de esteira.

O tamanho variava entre 12,5 x 12,5 cm e 22,5 x 37,5 cm. As “folhas” eram unidas entre si, formando rolos de 6 a 9 metros, ainda que tenham sido encontrados rolos com mais de 40 metros de comprimento. Esse “tapete” era, então, batido em uma superfície plana e deixada ao sol para secar. As resultado do processo criava um material ideal para escrever sobre. Como era leve e portátil, tornou-se o meio de escrita escolhido pelos egípcios, gregos e romanos para fins de registro, textos espirituais e obras de arte.

Embora as folhas de papiro sejam semelhantes às do papel em termos de função, sua textura e forma final não eram exatamente como o papel que conhecemos hoje. Processos semelhantes foram desenvolvidos em outros locais do mundo. Na América Central durante o século II d.C., os Maias produziam um produto similar feito da casca interna de figueira (Ficus), chamados Kopo em Maya e hoje vulgarmente conhecido como papel amate. Nas Ilhas do Pacífico, um tipo papel foi criado por bater uma fina casca de árvore sobre troncos de forma especial e o produto final era usado para fazer roupas e objetos rituais. No entanto, nenhuma destas folhas se qualificaria como o verdadeiro papel de hoje.

O pai do verdadeiro papel : T'sai Lun

O papel em sua forma como conhecemos hoje vem de outro local: a China. Em 105 D.C., o eunuco T'sai Lun (também conhecido como Cai Lun) fez experiências com uma grande variedade de materiais e refinou o processo de maceração da fibra de cascas de amoreira, pedaços de bambu, rami, redes de pesca, tecido e cal para ajudar no desfibramento das plantas.

As fibras e materiais individuais eram misturados com água em uma grande cuba e, em seguida, a tela ficava submersa na cuba, sendo possível pegar as fibras que flutuavam após algum tempo. Quando seca, esta fina camada de fibras entrelaçadas se tornou o que hoje chamamos de papel. O papel fino, mas flexível e forte, inventado por T'sai Lun era conhecido como T'sai Ko-Shi, que significa : "Distinto Papel de T'sai" e garantiu ao eunuco chinês seu reconhecimento como o pai da fabricação de papel.

A progressiva disseminação do papel

Foi à partir do século III que a arte secreta da fabricação de papel começou a ultrapassar as fronteiras da China, em primeiro lugar para o Vietnã e, em seguida, Tibete. Foi introduzido na Coreia no século IV e se espalhou para o Japão no século VI. O conhecimento se espalhou rapidamente por ali e, antes de chegar à Índia e se espalhar pelo ocidente no século VIII.

A fabricação do papel se espalhou lentamente para a Índia e assim tomou o Ocidente. Ele fez o seu verdadeiro impulso para o oeste em 751 D.C. quando a dinastia Tang estava em guerra com o mundo islâmico. Durante uma batalha, nas margens do rio Tarus, guerreiros islâmicos capturaram uma caravana chinesa que contava com vários fabricantes de papel. Eles foram levados para Samarkand (uma das mais antigas cidades da Ásia, localizada no atual Uzbequistão), que logo se tornou um grande centro de produção de papel.

Aos poucos, a fabricação de papel tomou seu caminho para o ocidente através do mundo muçulmano para Bagdá, Damasco e Cairo. Finalmente, quando os mouros do norte da África invadiram a Espanha e Portugal, levaram a tecnologia com eles e, assim, a Europa iniciou também a fabricação de papel no século XII.

O papel antigo na Europa

Na Europa, o uso do papiro havia sido abandonado no século IX. O meio preferido para os artistas e literatos da época era o pergaminho liso e brilhante. No entanto, o pergaminho - feito a partir de pele de animal - era extremamente caro. Estima-se que para a produção manual de uma única bíblia escrita em pergaminho eram necessárias peles de cerca de 300 ovelhas.

A noção de papel e seu uso como conhecemos atualmente como um item prático diário não ocorreu até o século XV. Quando Johann Gutenberg aperfeiçoou os tipos móveis e imprimiu sua famosa bíblia em 1456, ele não apenas espalhou a palavra do Cristianismo, mas também provocou uma revolução na comunicação de massa. O nascimento do moderno papel e da indústria gráfica é comumente marcado a partir desta data.

A tecnologia de impressão rapidamente evoluiu e criou uma crescente demanda por papel. Os primeiros jornais europeus foram feitos de algodão reciclado e linho - e um comércio enorme rapidamente se desenvolveu em torno da negociação de trapos velhos. No entanto, logo essa fonte tornou-se insuficiente e algumas tentativas curiosas foram feitas para a fonte de novos materiais. Outros experimentos com fibras como palha, repolho, ninhos de vespas e, finalmente, de madeira, resultando em baixo custo - e substituíveis - materiais para a fabricação de papel. Hoje, as longas fibras macias tornaram-se a fonte mais adequada de celulose para a produção em massa.

Hoje em dia, uma produção em massa

A procura de papel também criou a necessidade de uma maior eficiência na produção. No final do século XIII, os trabalhos de Nicholas Luis Robert resultou na criação de uma máquina capaz de produzir um comprimento contínuo de papel em uma tela de arame sem fim, com rolos compressores em uma extremidade. Aperfeiçoado e comercializado pelos irmãos Fourdrinier, as novas máquinas de papel logo substituíram as folhas soltas tradicionais feitas à mão.

Na Europa e na América, a produção em massa de papel tornou-se uma próspera indústria fornecer grandes volumes de papel para a produção de jornais, livros, revistas, sacos de papel, papel higiênico, dinheiro e uma enorme variedade de outros fins. Hoje, o crescente volume de consumo de papel tornou-se uma questão ambiental complexa - e da necessidade de novos materiais cada vez mais urgentes. Embora a reciclagem tenha feito algo de bom, muito papel ainda é desperdiçado.

Nos dias de hoje, por mais que a internet e o meio eletrônico ganhem mais e mais espaço na vida das pessoas, o papel ainda é essencial para muitas finalidades. Os tipos mais usados de papel atualmente são o papel jornal, que o próprio nome já diz para que é usado, o papel offset, vastamente utilizado para a impressão de livros, o papel fotográfico, que conta com revestimento de polietileno para dar qualidade às fotos, o papel couchê, utilizado em impressões de alta qualidade e o papel de revista, que apresenta grande resistência e permite uma impressão rápida em grande escala.

Entretanto, muitas culturas e países ainda tratam o papel antigo como um bem cultural e ainda os utilizam para diversas funções. Um exemplo é o papel vergê, um tipo de papel antigo com uma textura que apresenta nervuras transmitidas por seu processo de fabricação. No período pré-mecânico da fabricação de papel europeu, ele era o tipo predominante de papel produzido. Seu uso, no entanto, diminuiu no século XIX, quando foi largamente suplantado pelo papel mais liso.

Atualmente, sua textura levemente rugosa ainda faz desse tipo de papel antigo ideal para desenhos feitos a lápis grafite ou colorido. O papel vergê também é usado por artistas para fazer desenhos a carvão e para a confecção de convites de casamento.

A restauração do papel antigo

Quando o assunto é restauração, o American Institute for Conservation é um dos institutos mais reconhecidos na área. Ali, há um grupo específico para tratar da restauração de papel e livros, o Book and Paper Group. O objetivo do grupo é a a troca de informações através de reuniões e publicações sobre a conservação de livros e materiais de papel. Seus membros representam uma ampla variedade de origens e especialidades, mas compartilham um interesse comum na preservação e conservação de artefatos e coleções de materiais à base de papel. Vários grupos de discussão se concentrar em áreas de conhecimentos específicos, tais como arte em papel, livros, arquivos e bibliotecas.

A restauração do papel antigo, hoje é muito utilizada para restaurar documentos e certificações. O processo de restauração é bastante cuidadoso e complexo, e os processos aplicados variam de papel para papel. O começo do processo passa, geralmente, pela higienização do material, passando levemente um pincel sobre a superfície de forma meticulosa. Para dar uma melhor aparência, também é utilizado um pó de borracha específico que é aplicado no papel.

A restauração fica ainda mais complicada quando há fitas colantes no papel. É necessária a realização de alguns testes para saber qual solvente pode ser utilizado para não dissolver a tinta do papel, apagando seu conteúdo. Como papéis antigos estão geralmente amassados, há também um longo processo de planificação das folhas com pesos e vidros ou ainda com uma espátula térmica.

Livros também são objetos de papel muito restaurados atualmente. Há diversas técnicas para a restauração de um livro e cada caso deve ser analisado separadamente de acordo com o estado da obra e do uso posterior. Revistas, jornais e gibis também podem ser restaurados. Caso o livro tenha muito valor e vá ser guardado por muitos anos, o tratamento deve ser completo. Além da obra passar por uma limpeza a seco página por página, ele é descosturado e levado para o “banho”. Nessa etapa o livro fica imerso em água deionizada por um período que varia de acordo com a condição das páginas, mas gira em torno de 10 minutos, processo repetido de 8 a 10 vezes. O “banho” tem a intenção de regularizar o pH da folha que tende a ficar mais ácido com o passar do tempo. Com o pH ácido, as páginas se tornam mais amarelas e quebradiças e a regulação serve para prolongar a vida do livro.

A reciclagem crescente do papel

Nos dias de hoje, a reciclagem do papel é extremamente importante, assim como sua fabricação. Mesmo com políticas de reflorestamento cada vez mais rígidas para os fabricantes de papel e com uma maior conscientização da sociedade em geral, a matéria prima fica cada vez mais escassa. Ao contrário do que se pensa, o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde mesmo com o uso de computadores.

Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado. No Brasil, a reciclagem vem crescendo e, em 2011, 45,5% de todos os papéis que circularam no país foram encaminhados à reciclagem.

A reciclagem começa pela separação doméstica das embalagens usadas. As fibras do papel podem ser recicladas cerca de até cinco vezes. O papel recolhido para reciclagem é classificado em diversas categorias diferentes e transformado em uma pasta, que é submetida a um processo de refinação para a retirada dos materiais contaminantes. Na crivagem, as partículas maiores que as fibras são removidas. Em seguida acontece a depuração, que separa as partículas pesadas e leves. Finalmente, o resultado do processo é sujeito a uma operação de secagem.

O papel reciclado não tem a mesma aparência do papel fabricado, mas pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.

O futuro do papel ?

Devido à incessante imaginação da humanidade, a escrita não necessita mais do papel para se proliferar, afinal, os computadores abraçaram essa função integralmente. À medida que as novas tecnologias se desenvolvem, como ficará o futuro da produção de papel ?

Com certeza não acabará ! A produção de revistas ou jornais pode diminuir com o tempo, mas como é possível imaginar um mundo sem papel ? Papel higiênico, papelão, filtros de café, notas de dinheiro, papel de cigarros, guardanapos... esses são apenas alguns exemplos. 

Há ainda o uso de papel como arte. Desde o origami até esculturas de papel, diversos tipos do material são muito usados para produzir arte. Usando técnicas especiais como moldagem e papel machê, é possível fazer quase qualquer coisa - vasos, bandejas, joias, móveis e produtos utilitários, tais como caixas de papelão e embalagens. Na verdade, o papel é um meio tão versátil, que seu uso é apenas limitado à imaginação. 

Esse artigo é oferecido pela coleção Glórias, especialista em documentos autógrafos raros. Avaliamos, compramos e vendemos cartas, manuscritos, livros com dedicatórias ou desenhos de grandes personalidades históricas. Clique aqui para saber mais 

 

Voltar para o blog