Por que a escrita manual vai eliminar os computadores nas escolas do futuro ?

Por que a escrita manual vai eliminar os computadores nas escolas do futuro ?

escrita manual na escola

A utilidade cognitiva da escrita manual foi demonstrada pelos cientistas

A escrita manual está fazendo seu retorno em algumas escolas americanas com o apoio ativo de pais que se preocupam com o baixo nível dos alunos. O Estado da Louisiana aprovou uma lei obrigando alunos de 8 até 18 anos a terem novamente aulas de caligrafia. No total, catorze estados americanos integraram a escrita cursiva aos currículos escolares, após uma década de flutuação ligada aos avanços tecnológicos. Os pesquisadores perceberam que a eficácia da aprendizagem com computadores havia sido amplamente superestimada e mostra cada vez mais seus limites.

"Na era dos computadores, o mito de que não precisamos de caligrafia permanece. Isto não é o que nossa pesquisa mostra. Descobrimos que os alunos até a sexta série, escreveram mais rapidamente, com mais palavras e expressaram mais ideias quando escreveram à mão e não com um teclado”, disse Virginia Berninger, professora na Universidade de Washington, cuja pesquisa centra-se na aprendizagem manuscrita nas escolas públicas. Segundo ela, escrever manualmente melhora o desempenho cognitivo dos alunos e facilita sua aprendizagem.

Maior capacidade de síntese e assimilação

Estudos científicos também mostram que crianças e adultos que tomam notas usando uma caneta têm melhores capacidades de assimilação e síntese do que aqueles que as anotam pelo computador. Enquanto a formação de cada letra requer movimentos diferentes com a caneta, tende-se a repetí-los ao usar um teclado. Na verdade, a caneta força o cérebro a trabalhar mais.

"Nós percebemos que os alunos que tomam notas em laptops são aqueles que tiveram os piores resultados em questões conceituais... Aqueles que tomam notas com o computador tendem a transcrever o que eles entendem mais literalmente do que retomar as informações por conta própria. Isso é prejudicial para a aprendizagem”, observaram os pesquisadores da Universidade de Princeton em um estudo sobre o assunto em 2014.

Segundo eles, a tomada de notas manual requer escolhas, porque não se consegue acompanhar o ritmo do ditado. Então, temos que nos concentrar. O que não é o caso quando você tem um computador com, além disso, a possibilidade de, ao mesmo tempo, navegar na internet, conversar com amigos ou ler posts no Facebook.

Fonte : slate.fr

Esse artigo é oferecido pela coleção Glórias, especialista em documentos autógrafos raros. Avaliamos, compramos e vendemos cartas, manuscritos, livros com dedicatórias ou desenhos de grandes personalidades históricas. Clique aqui para saber mais 

 

Voltar para o blog