Restauração de uma carta antiga de Machado de Assis

Restauração de uma carta antiga de Machado de Assis

restauracao carta antiga machado de assis

A equipe da coleção Glorias avalia, compra e vende documentos históricos do mundo inteiro. Este acervo excepcional é um patrimônio que vocês, clientes, novos proprietários, devem proteger. É muito importante manter seus documentos em um local protegido, com condições de luz, umidade e temperatura adequadas. Os documentos devem também ser protegidos dos riscos de incêndio, estragos devidos a água e furto. Existem materiais e procedimentos preventivos para garantir a boa conservação do seu acervo.

Heuvath Alquimim, que realizou o procedimento de restauração, explica :

No documento histórico em questão, foram diagnosticados rasgos, lacunas e fragilidade em diversos pontos do suporte, causados por fatores intrínsecos – ligados diretamente aos elementos que constituem o papel, sua composição, tipo de fibra, resíduos químicos e partículas metálicas – e extrínsecas ao seu material de construção – associados diretamente a agentes físicos e biológicos: manuseio e acondicionamento inadequado, radiação ultravioleta, umidade, poluentes atmosféricos, entre outros.

Tendo em vista os danos identificados, o processo de tratamento adotado para este documento respeita os padrões de conservação. A higienização mecânica foi realizada com uma trincha macia; para os enxertos (complementação de áreas faltantes) e remendos (estabilização e reconstituição de rasgos) foram utilizados papéis especiais e adesivos próprios à restauração. O acondicionamento final foi executado em pasta de papel permanente, estável, com o objetivo de retardar os processos de degradação do papel de suporte do documento.

Tais procedimentos possibilitarão maior estabilidade e longevidade ao documento, uma vez tratado e em condições ideais de guarda.

Gostaríamos de agradecer e recomendar Heuvath Alquimim por seu trabalho de grande qualidade, e Camila Nascimento, autora das fotografias que ilustram esse artigo.

Graduando em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais, Heuvath integra como estagiário a equipe do Museu Vivo Memória Gráfica e Laboratório de História do Livro, projetos desenvolvidos no Centro Cultural da UFMG em Belo Horizonte – MG. Atualmente, vem, também, prestando serviços de assistente de restauração no projeto Memória do Pão de Santo Antônio, em Diamantina – MG.

Esse artigo é oferecido pela coleção Glórias, especialista em documentos autógrafos raros. Avaliamos, compramos e vendemos cartas, manuscritos, livros com dedicatórias ou desenhos de grandes personalidades históricas. Clique aqui para saber mais 
Voltar para o blog