
Ayrton Senna | Duas cartas manuscritas assinadas e fotografias (1979)
Mathias MeyerCompartilhar
Duas cartas manuscritas excepcionais de Ayrton Senna e dezenas de fotografias Inéditas do futuro ícone da Fórmula 1
Dois amigos apaixonados por kart, Ayrton e Antonio
Ayrton Senna e Antonio eram amigos no kart e tinham quase a mesma idade. Antonio, também brasileiro, trabalhava como jornalista para uma revista automotiva do Brasil (Autoesporte). Quando Ayrton foi para a Europa, enviou essas duas cartas para Antonio para que ele pudesse escrever artigos detalhados e exclusivos para a Autoesporte. Não se sabe ao certo se esses artigos chegaram a ser escritos ou publicados.
Os dois amigos se encontraram várias vezes em 1979, incluindo na Bolívia, onde Antonio tirou essas fotografias coloridas e em preto e branco de Senna.
Após o falecimento repentino de Antonio em 1982, sua irmã Glaucia guardou essas cartas. Quarenta anos se passaram, e ela decidiu repassar essa coleção.
Ayrton Senna costumava dizer que o kart lhe ensinou tudo para a Fórmula 1
Em 1979, a Copa dos Campeões aconteceu de 1º a 3 de junho no circuito de Jesolo, na Itália, pouco antes do Campeonato Mundial de Kart em Estoril, Portugal. Esse evento foi crucial para pilotos e equipes, incluindo Ayrton Senna, um jovem talento promissor afiliado à DAP, que estava testando motores com refrigeração líquida, uma inovação revolucionária.
Apesar dos resultados mistos devido a problemas técnicos, essa competição fortaleceu sua resiliência sob a pressão das grandes corridas. Entre Milão, sede da DAP, Montreux, um local de descanso, e Jesolo, onde aconteciam os preparativos, Senna aprimorou suas habilidades e consolidou sua presença no kartismo europeu.
Nestas duas cartas, Ayrton Senna ilustrou algo que sempre enfatizou: que o kart lhe ensinou tudo o que precisava para a Fórmula 1. Ele chegou a afirmar:
“Comecei a correr de kart, e eu amo o kart. É o esporte mais emocionante do mundo. Mais do que a F1. Na verdade, eu gostava mais dele.”
Carta autógrafa assinada por Ayrton Senna, datada de 14 de maio de 1979, 13 páginas (Montreux)
Escrita na Suíça, esta carta detalha os extensivos testes de um motor revolucionário para a época, com refrigeração líquida. Ayrton faz uma descrição aprofundada das vantagens técnicas desse motor, especialmente sua capacidade de manter uma baixa temperatura de operação, o que melhora o desempenho e a confiabilidade.
Esses testes ocorreram no circuito de Jesolo, na Itália, com a presença de Terry Fullerton, ex-campeão mundial de kart, e dos técnicos da DAP, marca com a qual Senna estava colaborando.
Esta carta evidencia a abordagem meticulosa e técnica de Senna, enquanto ele compara diversos motores e configurações para otimizar seu desempenho em preparação para a Copa dos Campeões, em junho de 1979. Além disso, ele incluiu dois incríveis desenhos técnicos para explicar melhor seu trabalho a Antonio.
Alguns trechos da primeira carta de Ayrton Senna
“Dois motores com refrigeração líquida foram testados. Eles se mostraram fantásticos, pois foram meio segundo mais rápidos do que o mesmo modelo com refrigeração normal. […] Essa inovação vai revolucionar o mundo do kart.”
“É necessária uma operação muito delicada na parte traseira do pistão […] Para entender melhor, é preciso desgastar (usando um dispositivo especial) uma parte significativa do pistão, desde os orifícios do pino para trás.”(Acompanhado de esboços técnicos)
“Ao meu lado estavam um dos diretores da DAP […] e Terry Fullerton. […] Ele é meu atual companheiro de equipe, pois, em 1979, competirá com chassis e motores DAP.”
“A estreia está prevista para 20 de maio, em uma corrida internacional no mesmo circuito onde acontecerá a Copa dos Campeões, em 3 de junho.”
“Os componentes de um motor com refrigeração líquida diferem de um modelo normal em apenas três itens: cabeçote, cilindro e pistão. […] Isso facilita a conversão de um modelo normal para um modelo com refrigeração líquida.”
Carta autógrafa assinada por Ayrton Senna, datada de 11 de junho de 1979, 12 páginas (Milão)
Escrita após a Copa dos Campeões, esta carta relata uma experiência desafiadora durante uma grande competição no circuito de Jesolo.
Senna detalha as dificuldades enfrentadas: problemas mecânicos (um carburador defeituoso, um chassi trincado), incidentes na corrida e tensões sobre os regulamentos relacionados aos motores com refrigeração líquida.
Apesar desses obstáculos, ele demonstra resiliência e sua capacidade de analisar cada situação para melhorar. Isso fortaleceu seu entendimento mecânico e sua habilidade de colaborar com engenheiros — competências que se mostrariam essenciais para seu sucesso na Fórmula 1.
A carta também menciona outra corrida, o Grande Prêmio da Suíça, onde ele demonstrou sua perseverança ao vencer uma bateria, mesmo sob condições climáticas adversas e uma concorrência intensa.
Alguns trechos da segunda carta de Ayrton Senna
“Sobre a corrida de Jesolo (1, 2 e 3 de junho), posso dizer que foi uma das piores em que já participei.”
“Após a sessão de classificação, surgiu uma trinca no tubo do chassi, causando uma leve vibração, que por sua vez afetou o desempenho do carburador. […] Soldamos o chassi.”
“A corrida teve 15 voltas. Comecei a estudar o piloto que estava em 1º lugar, Busslinger, ao mesmo tempo em que simulava tentativas de ultrapassagem em pontos onde eu não tinha intenção real de passar. […] Isso me deu uma excelente oportunidade para ultrapassá-lo.”
“Apesar dos contratempos, consegui manter a 1ª posição, vencendo a última corrida final, o que me colocou em 2º lugar no resultado geral do dia.”
“Começamos os treinos na quarta-feira da semana da corrida […] O chassi que eu estava usando estava se mostrando excelente (um novo modelo), assim como os motores, que apresentavam um ótimo desempenho.”
Fotografias pessoais impressionantes
Esta coleção inclui 25 fotografias raras, sendo 24 delas de Ayrton Senna em circuitos de kart. Ela é composta por dois álbuns de fotos coloridas (12,3 cm × 9 cm) e quatro fotografias em preto e branco (24 cm × 19 cm).
Essas fotografias foram provavelmente tiradas por Antonio, grande amigo de Ayrton Senna, durante o Campeonato Pan-Americano de Kart em La Paz, Bolívia, em 1979.
Visão geral das 25 fotografias de Ayrton Senna
Uma coleção única de cartas de Senna
Além de alguns itens pessoais — muitas vezes difíceis de autenticar —, são principalmente seus autógrafos que os colecionadores do mundo todo buscam. Ayrton Senna escreveu pouquíssimas cartas; apenas duas ou três são conhecidas, além daquelas preservadas por sua família no Brasil, que nunca serão vendidas. Nenhuma delas, no entanto, é tão longa e detalhada quanto estas.
Esta coleção reúne 25 páginas extraordinárias, que nos mergulham nos pensamentos e reflexões de Senna, revelando sua obsessão pela estratégia de corrida e pelo domínio técnico, ilustradas por esboços mecânicos verdadeiramente notáveis.
O ano de 1979 foi de grande importância. Desde os 13 anos, Ayrton Senna já se destacava no kart, tornando-se campeão sul-americano em 1977. Em 1978, ingressou na equipe DAP na Europa, onde competiu contra pilotos renomados, como Terry Fullerton, a quem ele considerava seu rival mais desafiador. Vice-campeão mundial em 1979 e 1980, Senna se destacou por sua precisão, estratégia e envolvimento técnico. Esses anos de formação foram essenciais para moldar sua resiliência e espírito competitivo, lançando as bases da lenda que ele se tornaria na Fórmula 1.
Este conjunto lhe interessa? Ele está à venda. Entre em contato conosco: contato@glorias.com.br ou pelo WhatsApp