O Nobel de Medicina assinou o seu livro "a dupla hélice" que conta a história da descoberta do DNA.
Capa de "Die Doppel-Helix" (a Dupla Hélice), livro escrito e autografado pelo Preço Nobel de Medicina, James Watson, em 1968. Em alemão, 284 páginas, conta a história da descoberta da estrutura do DNA. 12.5 cm x 19.5 cm. Estado médio.
James Watson (nascido em 1928) é um geneticista norte-americano, um dos autores do "modelo de dupla hélice" para a estrutura da molécula de DNA. Em 1953, publicou um trabalho pioneiro na revista Nature e integrou a Universidade de Harvard para continuar suas pesquisas. Em 1962, recebeu o Nobel de Medicina, juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins pela descoberta da estrutura em dupla hélice da molécula do ácido desoxirribonucléico (ADN). Esse trabalho, fundamental, possibilitou a compreensão da transmissão da informação hereditária.
James Watson participou, também, do Projeto do Genoma Humano ; um esforço internacional para o mapeamento do genoma humano. A ambição era de descobrir a posição e a composição de cada gene, para melhorar o diagnóstico e a cura de muitas doenças. Iniciado em 1990, o projeto já alcançou resultados que estão facilitando o desenvolvimento de remédios muito mais eficientes e a compreensão de diversas doenças genéticas humanas.
Por que esse documento é raro ?
James Watson assinou excepcionalmente o livro em 1991, em Lindau na Alemanha, durante uma reunião de cientistas que ganharam o Nobel.